Mais conhecido como trekking ou hiking, as caminhadas na natureza estão entre os esportes de aventura mais conhecidos e praticados por esportistas do mundo todo. Porém, essa modalidade não é isenta de lesões. Como qualquer outra caminhada ou corrida, a sobrecarga, a fadiga, ou mesmo torções causadas por desníveis podem prejudicar os joelhos de quem pratica o trekking.

Vamos conhecer algumas formas de nos prepararmos melhor e evitarmos essas lesões?

1 – Fortalecimento do quadril: o fortalecimento dessa região, que compreende o glúteo médio e o mínimo, é essencial para o alinhamento das pernas e dos joelhos. Ao evitarmos que as pernas arqueiem durante o trekking, reduzimos o número de lesões às quais ficamos expostos.

2 – Fortalecimento do joelho: o joelho em si é uma das partes do corpo mais carregadas durante esse tipo de atividade. O fortalecimento do quadríceps e da coxa ajudam no fortalecimento do mesmo, evitando lesões devidas a picos de de demanda locais.

3 – Treine o equilíbrio: exercícios que treinam o equilíbrio auxiliam na memória corporal que evita quedas e torções frequentes durante trilhas. É algo bastante importante ao qual as pessoas tendem a não dar o valor devido.

4 – Não tenha excesso de peso: levar peso em excesso, em mochilas ou até mesmo do próprio corpo, podem sobrecarregar os joelhos de forma que sofram lesões. Qualquer torção ou impacto, quando sob efeito de um maior peso, tendem a ser mais críticas.

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